domingo, 8 de janeiro de 2012

Conheça o escritório da Kraft Foods projetado por Athié e Wohnrath

A sede da Kraft Foods no Brasil tem espaços integrados, iluminados e coloridos.

Gigante do segmento de alimentos, a multinacional americana Kraft Foods cresceu ainda mais após comprar a inglesa Cadbury, em 2010. Com isso, sua equipe em São Paulo chegou a 500 funcionários. Para acomodá-los, ganhou uma sede de 6 mil m2, que está distribuída em quatro andares do edifício Jatobá, na zona sul, e recebeu em novembro de 2011 o certificado LEED. “Mais de 95% dos resíduos da obra foram reaproveitados ou enviados para reciclagem”, fala o arquiteto Sergio Sampaio, que compõe o escritório. A palavra-chave do projeto é integração visual – não há barreiras entre as estações de trabalho, e as salas envidraçadas deixam a luz natural entrar. Da nova logomarca, surgiu a gama de cores que pontua várias áreas.


Entrada vibrante. A recepção, no oitavo andar, fica próxima ao restaurante e a algumas salas de reunião. Feitas de drywall, as paredes foram revestidas de vidro temperado com pintura automotiva no verso. Na iluminação do forro, sancas com lâmpadas fluorescentes.


Hora de relaxar. Chamado de espaço de descompressão, este local é de uso coletivo, com lounges e videogame, e também individual, pois reúne cantos de leitura e uma pequena biblioteca. Em busca de aconchego, o piso vinílico (Interfloor) imita a aparência da madeira.


Áreas contínuas. O piso da circulação principal leva mármore thassos cristal sintético (Di Mármore). Na parede, um exemplo de comunicação visual eficiente: “A imagem sobre o painel de madeira é um vinil autoadesivo, que pode ser trocado de tempos em tempos”, explica Sergio.


Toques de verde. Para tornar as salas de reuniões mais agradáveis, há pequenos jardins laterais. Elas são fechadas por divisórias industriais com estrutura de alumínio e vidro sinalizado por adesivos jateados com forma de pétalas, símbolo da marca.


Reuniões informais. Uma das propostas do projeto foi criar lugares especiais, como esta grande sala em que as conversas e os negócios acontecem longe das estações de trabalho. Pontos de conexão wireless, embutidos no forro, permitem a mobilidade em todo o escritório.


Refeições divertidas. Paredes coloridas, piso vinílico e iluminação suave deixam o restaurante da empresa descontraído e intimista. “Trata-se de mais uma área de descompressão com serviço de alimentação”, explica Sergio. Projeto luminotécnico da Foco Luz & Desenho, lustres da Wall Lamps.


 Entrosamento perfeito. Sem barreiras visuais, as estações de trabalho estimulam a interação entre as pessoas. Só os móveis do pool de impressão são coloridos. Na parede, com painéis de madeira, as TVs transmitem mensagens da empresa. Mesas da Escriba, cadeiras da Tecton e piso com placas de carpete da Milliken.


fonte:http://casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário